Os coelhos são animais mamíferos lagomorfos que apresentam  algumas  particularidades anatômicas e comportamentais. Sempre estiveram muito próximos ao ser humano, embora a sua domesticação tenha sido iniciada na idade média pelos monges espanhois. 

É um animal que apresenta comportamento gregário na natureza, formando pequenas famílias. É extremamente curioso e muito inteligente, podendo ser facilmente ensinado. A maioria das raças é extremamente dócil, ausente de agreesividade. 

Atualmente é a segunda espécie em número de raças, perdendo somente para os cães. Estas raças podem ser classificadas em anãs, pequenas, médias e gigantes, variando-se então o porte. Os coelhos de companhia, também são chamados de mini-coelhos, coelhos pet ou ainda coelhos anões, normalmente estão dentro das categorias de coelhos pequenos e anões.   

O coelho de companhia tem sua alimentação baseada em ração de boa qualidade e feno, podendo ser oferecidas guloseimas como frutas e hortaliças de maneira controlada. 

Para maiores informações sobre este fantástico animal, visite a aba "material técnico" para ter acesso à publicações valiosas elaboradas por nossa equipe de cunicultores, professores/pesquisadores e profissionais.  

©2020 por Núcleo Brasileiros de Cunicultores.