Juntamente com o meio ambiente e a segurança alimentar, o bem-estar dos animais ganhou grande proeminencia nos últimos 10 anos, considerando não só os animais de produção, mas também os de laboratório, de cativeiro e de companhia. 

Para coelhos a Europa é pioneira na pesquisa em bem-estar de coelhos, estudando o enriquecimento ambiental, alojamento coletivo de fêmeas e uso de parques enriquecidos. No Brasil, a pesquisa ainda é inicial. 

Os cunicultores pet buscam promover o bem-estar de seus animais, mesmo porque este impacta diretamente no desempenho produtivo e reprodutivo de seus animais. Para isso adotam práticas importantes relacionadas a ambiência, alimentação de qualidade, controle sanitário, enriquecimento ambiental, treinamento, etc. Salienta-se que todos os envolvidos na atividade devem estar cientes e dar sua parcela de colaboração. 

Também os tutores são responsáveis pelo bem-estar de seus animais, garantindo a eles alimentos de boa qualidade nutricional (ração, feno e outros e quantidades controladas), alojamento e proteção contra intempéries, interação, assistencia veterinária, dentre outros.    

©2020 por Núcleo Brasileiros de Cunicultores.